terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mulher negra protagonista

Foto de Guina Ramos

SETE VENTOS é um texto escrito por uma mulher a partir de várias outras mulheres. É baseado em relatos de mulheres negras e no mito de Iansã. As personagens e histórias foram construídas a partir da fala da mulher negra, são frutos de várias realidades vividas por elas e não figuras surgidas de uma situação estereotipadas. A mulher negra é mostrada como protagonista da sua história, sujeito e não objeto.
Em SETE VENTOS mostramos um cotidiano que vai muito além das histórias que querem nos contar: vemos a nossa mitologia, através de Iansã, as histórias contadas por nossas avós, nossas mães, os nossos sonhos, a nossa família. Sim, nós negros temos famílias, também temos momentos de felicidade, mandamos nossos filhos para a escola, paramos para olhar a lua. Somos muito mais humanos do que querem nos fazer acreditar. Nossa história é muito mais do que pano de fundo para o romance da Sinhazinha, é muito mais do que bala perdida. Não somos a mucama que entra muda e sai calada, não somos a puta que sai pela porta dos fundos, não somos o bandido que carrega fuzil, nossas mãos carregam flores. Não somos a mãe preta que dá o peito para o filho da outra, não somos a outra. Não somos bunda e peito, somos protagonistas da nossa história.

Um comentário:

  1. Déborrahhh! Parabéns pela empreitada. Venha logo trazer sua peça para Houston! Amei a força das suas palavras. Fortes como você.
    Um beijo e muito sucesso sempre.
    Sua fã,
    Juliana Moreira

    ResponderExcluir