segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SETE VENTOS EM SALVADOR- Dia da Mulher Negra Latino-Americana e do Caribe

Sete Ventos embala celebração do Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha
Sete Ventos embala celebração do Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Publicado por em 26/07/2010 (55 leituras)
<{$item.clean_title}>
Conduzido pela leveza da atriz Débora Almeida, o monólogo Sete Ventos mobilizou um público para lá de extasiado com um espetáculo que mergulha fundo na exposição da alma da mulher negra, sob a inspiração do mito de Iansã. Pauta do Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha, sábado e domingo, a promoção da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) celebrou o 25 de Julho, Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Uma escolha feliz, considerando a identificação da plateia com as personagens, todas construídas a partir de falas reais.
Autora e diretora da obra, a atriz interagiu com o público encenando, cantando e dançando, trazendo à cena personagens femininas, pesquisadas e entrevistadas por ela mesma. Através dos seus relatos, Bárbara, uma escritora negra, filha de Iansã, expôs suas dúvidas e o seu processo de crescimento, baseado em uma educação que sempre privilegiou a referência a sua ancestralidade negra, mostrando a realidade do negro brasileiro, que tenta reconstruir sua trajetória e sua identidade cercado pelas contradições do cotidiano. “É uma peça sobre mulheres, escrita por uma mulher, a partir de várias outras mulheres”, resumiu Débora, que encerrou as apresentações ‘batendo um papo’ com a plateia.
“Nossa perspectiva foi realizar uma programação centrada em temas que apontam para o fortalecimento da autonomia das mulheres na sociedade e Sete Ventos condensa vários sentimentos, possibilidades, emoções e projeções dessas mulheres”, afirmou a secretária de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros. Para trazer o espetáculo a Bahia, a Sepromi, através de sua Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM), contou com a parceria da Bahiatursa, Defensoria Pública do Estado, Centro de Estudos Afro-Orientais da Ufba (Ceafro), Teatro Vila Velha e a co-responsabilidade dos órgãos colegiados, os conselhos de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) e de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN).
Fonte: site da SEPROMI
http://www.sepromi.ba.gov.br/modules/noticias/item.php?itemid=107

Nenhum comentário:

Postar um comentário